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Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

KOLLER, Hans-Christoph. Fixação de fronteiras ou mudança por aproximação? Sobre a tensa relação entre teoria educacional e pesquisa empírica em educação. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.02, pp.159-168. ISSN 1981-2582.

Tendo como pano de fundo o debate sobre a relação entre teoria educacional e pesquisa empírica em educação, o artigo investiga: 1) o que está em jogo nessa relação, 2) o que se entende respectivamente por teoria educacional e por pesquisa empírica em educação, bem como quais pontos fortes e fracos lhes são atribuídos, 3) como é e como deveria ser considerada a relação entre essas duas abordagens e 4) que iniciativas de associação entre pesquisa educacional e pesquisa empírica em educação existem. No artigo é defendida a tese de que um estrito estabelecimento de fronteiras entre as duas posições é improdutivo e que, em seu lugar, é desejável uma associação entre reflexão em teoria educacional e pesquisa empírica, com reconhecimento recíproco de diferenças.

Palavras-chave : Educação; Teoria Educacional; Pesquisa Empírica em Educação.

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