SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02A produção acadêmica sobre educação do campo no Brasil: currículos e sujeitos demandadosEnsino na graduação e professores não pesquisadores: atitudes investigativas no ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

MACIEL, Adriana Moreira da Rocha; ISASAIA, Silvia Maria de Aguiar  y  BOLZAN, Doris Pires Vargasas. Repercussões da ambiência no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.02, pp.181-190. ISSN 1981-2582.

A pesquisa relatada tem como tema central analisar as repercussões da ambiência no desenvolvimento profissional dos professores de licenciatura atuantes em uma universidade comunitária, considerando o tempo de experiência e etapas da adultez. O processo da pesquisa foi orientado pela autorreconstrução biográfica mediante narrativa oral e análise textual discursiva. Decorrem três eixos interpretativos: experiências significativas como pessoa e profissional em formação permanente; meios e estratégias que permitiram o ingresso e credenciaram o docente para atuar no ensino superior; experiências significativas na trajetória docente nos ambientes acadêmicos. Estes remetem ao constructo da ambiência docente como unidade dialética que traduz o impacto das condições objetivas, subjetivas e intersubjetivas sobre a docência e, consequentemente, sobre o desenvolvimento profissional dos professores.

Palabras clave : Ambiência Docente; Desenvolvimento Profissional Docente; Docência na Educação Superior; Reconstrução Autobiográfica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )