SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Repercussões da ambiência no desenvolvimento profissional de professores universitáriosOrigem social de professores e aspectos da prática docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

CARLOS, Lígia Cardoso  e  CHAIGAR, Vânia Alves Martins. Ensino na graduação e professores não pesquisadores: atitudes investigativas no ensino superior. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.02, pp.191-198. ISSN 1981-2582.

O texto aborda aspectos de uma investigação que se insere no âmbito dos estudos da Pedagogia universitária e tem como foco a qualidade do ensino na graduação. Parte do contexto atual, no qual tanto a formação quanto a valorização do docente universitário estão centradas nas habilidades de pesquisa e, nele, visualiza os professores que não realizam a pesquisa no modelo acadêmico formal. Na busca de dados, elaboramos uma amostra de docentes de instituições públicas e privadas e nos aproximamos das práticas mais usuais que caracterizam suas lógicas de docência.Esses professores revelam-se constantemente envolvidos com exercícios de reflexão acerca do currículo, da prática profissional e da problemática social na qual suas ações estão implicadas e fazem de suas práticas profissionais ambientes de exercício de atitudes investigativas, vivenciadas como princípio metodológico no ensino. Suas docências podem ser compreendidas como lócus de desenvolvimento profissional e de produção do conhecimento.

Palavras-chave : Ensino Superior; Pedagogia Universitária; Formação Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )