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Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. Origem social de professores e aspectos da prática docente. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.02, pp.199-207. ISSN 1981-2582.

Este artigo se propõe a analisar aspectos do habitus familiar de professores das primeiras séries do ensino fundamental em escolas públicas, relacionando-os a aspectos do habitus do exercício docente. Foi possível verificar que as disposições para a ação incorporadas pelos professores em suas famílias de origem, no que diz respeito ao trabalho como valor e à escolarização como estratégia de ascensão, compõem sua visão de mundo e se expressam em facetas de sua prática pedagógica. Essas disposições para a ação vão ao encontro de aspectos da cultura escolar e, entre outras questões, contribuem para que se atribua aos alunos a responsabilidade por seu sucesso ou fracasso na escola, abstraindo-se determinantes sociais.

Keywords : Cultura Escolar; Habitus do Professor; Prática Docente.

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