SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Ensino na graduação e professores não pesquisadores: atitudes investigativas no ensino superiorNarrativas de docentes sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. Origem social de professores e aspectos da prática docente. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.02, pp.199-207. ISSN 1981-2582.

Este artigo se propõe a analisar aspectos do habitus familiar de professores das primeiras séries do ensino fundamental em escolas públicas, relacionando-os a aspectos do habitus do exercício docente. Foi possível verificar que as disposições para a ação incorporadas pelos professores em suas famílias de origem, no que diz respeito ao trabalho como valor e à escolarização como estratégia de ascensão, compõem sua visão de mundo e se expressam em facetas de sua prática pedagógica. Essas disposições para a ação vão ao encontro de aspectos da cultura escolar e, entre outras questões, contribuem para que se atribua aos alunos a responsabilidade por seu sucesso ou fracasso na escola, abstraindo-se determinantes sociais.

Palavras-chave : Cultura Escolar; Habitus do Professor; Prática Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )