SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue02Origem social de professores e aspectos da prática docenteIndividualidade e formação humana: argumentos em favor da educação como um campo próprio de saber author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

FELIPE, Delton Aparecido  and  TERUYA, Teresa Kazuko. Narrativas de docentes sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.02, pp.208-216. ISSN 1981-2582.

Este artigo analisa as representações das professoras e dos professores sobre a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no ambiente escolar outorgada pela Lei 10.639/2003. Utiliza o eixo explicativo dos Estudos Culturais por entender que a produção de saberes é construída por um cruzamento de narrativas, que ora se combinam, ora se negam. Apresenta os dados coletados junto a um grupo de docentes que frequentaram um curso de extensão intitulado: O cinema no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na educação básica. Os resultados indicam que para reconhecer os sujeitos sociais com equidade nos processos educativos exige-se o desenvolvimento de um novo olhar e uma nova postura para identificar as diferentes culturas que se entrelaçam no ambiente escolar.

Keywords : Formação Docente; História e Cultura Afro-Brasileira; Narrativas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )