SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Origem social de professores e aspectos da prática docenteIndividualidade e formação humana: argumentos em favor da educação como um campo próprio de saber índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

FELIPE, Delton Aparecido  e  TERUYA, Teresa Kazuko. Narrativas de docentes sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.02, pp.208-216. ISSN 1981-2582.

Este artigo analisa as representações das professoras e dos professores sobre a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no ambiente escolar outorgada pela Lei 10.639/2003. Utiliza o eixo explicativo dos Estudos Culturais por entender que a produção de saberes é construída por um cruzamento de narrativas, que ora se combinam, ora se negam. Apresenta os dados coletados junto a um grupo de docentes que frequentaram um curso de extensão intitulado: O cinema no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na educação básica. Os resultados indicam que para reconhecer os sujeitos sociais com equidade nos processos educativos exige-se o desenvolvimento de um novo olhar e uma nova postura para identificar as diferentes culturas que se entrelaçam no ambiente escolar.

Palavras-chave : Formação Docente; História e Cultura Afro-Brasileira; Narrativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )