SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Narrativas de docentes sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileiraFormação cultural e semiformação: contribuições de Theodor Adorno para pensar a educação hoje índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

CESTARI, Luiz Artur dos Santos. Individualidade e formação humana: argumentos em favor da educação como um campo próprio de saber. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.02, pp.217-224. ISSN 1981-2582.

O objetivo deste trabalho é apresentar algumas implicações e posicionamentos que apontem, ainda que provisoriamente, e sempre serão desta forma, orientações para as concepções de “formação” e de “individualidade”, com a finalidade de delimitá-las como argumentos em favor da educação como um campo próprio de saber. A perspectiva da compreensão de educação apresentada neste trabalho reconhece, de início, que o âmbito das possibilidades, no qual se inscreve a proposição sobre a ideia de formação e de indivíduo, sempre será carente de experiências humanas afirmativas, o que nos leva a afirmar o dever ser segundo a natureza daquilo que ainda não é. No entanto, esta condição é aprendida tomando como base o fato de que a ordem estabelecida foi em determinado momento instituída e que, embora seja predominante, não é definitiva. Deste modo, os conceitos de individualidade e formação humana são discutidos diante dos limites da ordem estabelecida, mas também no âmbito das possibilidades, cuja finalidade é apontar problemas e assertivas indispensáveis, em nosso ver, para compreender o educar.

Palavras-chave : Individualidade; Formação Humana; Educação; Campo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )