SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Individualidade e formação humana: argumentos em favor da educação como um campo próprio de saberAtrápame si puedes: el cine como objeto de la escena pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

BANDEIRA, Belkis Souza  e  OLIVEIRA, Avelino da Rosa. Formação cultural e semiformação: contribuições de Theodor Adorno para pensar a educação hoje. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.02, pp.225-232. ISSN 1981-2582.

Este trabalho busca, amparado em categorias do pensamento de Theodor Adorno, contribuições para pensar a educação hoje. Retoma o conceito formação cultural (Bildung) desde o Iluminismo, até desembocar no que, contemporaneamente, é definido por Adorno como semiformação (Halbbildung). Quando a produção simbólica, própria do processo da cultura, distancia-se do saber popular e aproxima-se dos interesses do mercado, convertida em mercadoria pela indústria cultural, encontra-se as bases para a consolidação do que constitui o processo de semiformação, o qual desarticula as condições subjetivas que possibilitam a efetivação do caráter emancipatório da formação. O grande desafio no âmbito educacional hoje, à luz do pensamento de Adorno, é a crítica da semiformação, tal como se apresenta na sociedade contemporânea, como possibilidade de fazer emergir uma formação cultural que venha a contribuir para a ampliação dos horizontes formativos.

Palavras-chave : Formação Cultural; Semiformação; Emancipação; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )