SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Tendencias y retos de dos universidades públicas latinoamericanas: (Unam y Unc) ante las nuevas políticas publicas para la educación superiorEducação e formas de conhecimento: do inatismo antigo (Platão) e da educação natural moderna (Rousseau) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SANT'ANA, Ruth Bernardes de. A experiência geracional na fala de adolescentes de escolas públicas: relações intergeracionais. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.02, pp.253-267. ISSN 1981-2582.

Desde a segunda metade do século XX, ganha visibilidade a busca crescente dos adolescentes no mundo ocidental pela autoafirmação como sujeito. No interior desse processo social, esses sujeitos devem manejar possíveis dilemas entre as expectativas advindas dos familiares e professores e aquelas dos seus pares, pois na contemporaneidade os grupos juvenis constituem referenciais muito significativos para o adolescente refletir sobre suas escolhas e seu lugar no mundo social. Neste artigo, a relação intergeracional será problematizada a partir das falas de adolescentes de idade entre 13 e 14 anos provenientes de escolas públicas de São João del-Rei, Minas Gerais. Entre 2008 e 2010, quando a pesquisa foi realizada, esses jovens estavam entrando na adolescência e viviam a moratória do mundo do trabalho, apresentando como principal dever social o exercício do “ofício do aluno”. Por meio de dinâmicas grupais e entrevistas individuais, discutimos as relações intergeracionais vividas na família e na escola pelos sujeitos pesquisados.

Palavras-chave : Geração; Adolescente; Família; Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )