SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02A experiência geracional na fala de adolescentes de escolas públicas: relações intergeracionaisEntrelaçando tempos de infância e escolarização: a relação entre idade e frequência nas escolas da região colonial italiana do RS de 1875 a 1930 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

DALBOSCO, Claudio A.. Educação e formas de conhecimento: do inatismo antigo (Platão) e da educação natural moderna (Rousseau). Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.02, pp.268-276. ISSN 1981-2582.

O artigo trata da relação entre educação e formas de conhecimento. Busca esclarecer em que sentido certa noção epistemológica de educação pode influenciar decisivamente na relação entre educador e educando, mais precisamente na maneira como o educador concebe o modo como o educando aprende. Analisa, como caso ilustrativo, o modelo inatista antigo, que tem sua referência maior no Menão de Platão e, modernamente, o modelo da educação natural, desenvolvido por Jean-Jacques Rousseau no Émile. Defende a tese de que a educação natural, ao basear-se na experiência e nos sentidos da criança e na educação pelas coisas, representa uma objeção consistente ao modelo inatista clássico.

Palavras-chave : Educação; Conhecimento; Inatismo; Educação Natural; Criança; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )