SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Educação e formas de conhecimento: do inatismo antigo (Platão) e da educação natural moderna (Rousseau) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

LUCHESE, Terciane Ângela. Entrelaçando tempos de infância e escolarização: a relação entre idade e frequência nas escolas da região colonial italiana do RS de 1875 a 1930. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.02, pp.277-284. ISSN 1981-2582.

O texto apresenta indícios para pensar a construção dos tempos escolares, especialmente relações entre idade e frequência escolar na Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul (antigas colônias Dona Isabel, Caxias e Conde d’Eu), no período entre 1875 a 1930. Tempos ritualizados pelas cerimônias produzidas pelas comemorações de determinadas datas, o início do ano escolar, o período esperado de permanência na escola - a idade para iniciar e terminar os estudos. Compreender o tempo de infância em relação ao tempo de escola, a partir de fontes historiográficas diversificadas, como relatórios, correspondências, atas, mapas de frequência, cadernos de chamada e fotografias, é o intuito do texto. A referência teórico-metodológica da análise considera os pressupostos da história cultural. Por fim, o texto procura contribuir para o conhecimento da história da educação brasileira, no sentido da organização do tempo escolar, considerando a multiplicidade cultural e étnica do país.

Palavras-chave : Tempos; (In)Frequência; Idade Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )