SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número03Selecionar é preciso, avaliar é fundamental: acervos de literatura para jovens leitoresOs critérios de avaliação e seleção do PNBE: um estudo diacrônico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

MOTA, Rildo José Cosson. Avaliação pedagógica de obras literárias. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.03, pp.308-318. ISSN 1981-2582.

Inserida entre a abundância do mercado editorial e o trabalho com a leitura nas escolas, a avaliação pedagógica de obras literárias realizada no âmbito do Programa Nacional da Biblioteca da Escola (PNBE) envolve desafios e riscos que precisam ser analisados à luz do processo seletivo. Esse estudo discute os desafios que o processo lança aos avaliadores ao analisar os aspectos implícitos e explícitos dos critérios para a seleção das obras postos em edital. Também reflete sobre os riscos, verificando o alcance e os limites desse processo avaliativo, seja em relação ao mercado, à literatura e à escola.

Palavras-chave : Letramento Literário; Biblioteca Escolar; Seleção de Obras Literárias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )