SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número03Os critérios de avaliação e seleção do PNBE: um estudo diacrônicoA legitimação cultural dos quadrinhos e o Programa Nacional Biblioteca da Escola: uma história inacabada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

SILVEIRA, Rosa Maria Hessel  y  BONIN, Iara Tatiana. A temática indígena em livros selecionados pelo PNBE: análises e reflexões. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.03, pp.329-339. ISSN 1981-2582.

O trabalho parte de reflexões sobre a presença crescente das populações indígenas no panorama social e sobre a inclusão da temática indígena na trajetória da literatura infantil brasileira. A partir desse cenário, analisam-se seis obras selecionadas no PNBE 2008 a 2012 para integrar o acervo da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Continham elas narrativas em prosa, histórias em quadrinhos, imagens ou poemas. A análise mostrou a continuidade de tendências já identificadas em outros estudos, como a exploração de narrativas orais indígenas, sintetizadas e apresentadas como contos, lendas e mitos populares, fazendo alusão à contribuição dos diferentes povos para a identidade e cultura nacional; a apresentação de uma íntima articulação entre índio e natureza e uma preocupação em ensinar acerca da cultura e de peculiaridades do ser índio.

Palabras clave : PNBE; Literatura Infantil; Índios.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )