SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número03A legitimação cultural dos quadrinhos e o Programa Nacional Biblioteca da Escola: uma história inacabadaEducación literaria: literatura infantil y juvenile; una propuesta multicultural. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

RAMOS, Flávia Brocchetto  y  PANOZZO, Neiva Senaide Petry. Modalidades narrativas: cantos lusitanos em quadrinhos. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.03, pp.352-361. ISSN 1981-2582.

O projeto de pesquisa Educação, linguagem e práticas leitoras II abrange a leitura de diferentes produtos culturais contemporâneos destinados à infância. Entre as ações desta pesquisa está o estudo de livros de literatura infantil, visando à identificação e à caracterização de apelos verbovisuais empregados na constituição da obra e que mobilizam o leitor. O objetivo deste estudo é analisar os conceitos de clássico e adaptação no título pertencente ao acervo do PNBE 2008, Os lusíadas em quadrinhos, composto pelo ilustrador Fido Nesti, que foi um dos títulos mais retirados de bibliotecas escolares em escolas municipais de Caxias do Sul/RS. A investigação segue proposta descritiva e utiliza o método indutivo.

Palabras clave : Linguagem; Infância; Leitura; Produto Cultural.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )