SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número03Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemasMétodos de ensino na escola portuguesa: a Revista Escolar (1923-1926) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

UMBELINO, Luís António. Linguagem, instituição e educação: contributos Merleau-Pontyanos. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.03, pp.380-384. ISSN 1981-2582.

O presente texto tem como objectivo meditar sobre a dificuldade de fazer “reformas” de sucesso no contexto da educação. Seguiremos uma pista de investigação precisa que descobrimos na reflexão de Merleau-Ponty sobre o conceito de “instituição”: sustentaremos que tal reflexão se poderá aplicar com proveito à compreensão do modo como podemos - e devemos - enfrentar as necessidades de mudança que a Escola não pode deixar de suscitar.

Palavras-chave : Educação; Instituição; Merleau-Ponty.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )