SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue03Métodos de ensino na escola portuguesa: a Revista Escolar (1923-1926)Práticas docentes e processos de formação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

MOLINA, Rosane Kreusburg  and  MOLINA NETO, Vicente. Pesquisar a escola com narrativas docentes e grupo de discussão. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.03, pp.402-413. ISSN 1981-2582.

O artigo discute os aspectos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa em educação que sustentam experiências investigativas dos autores em estudos de impactos de políticas educacionais na dinâmica da organização escolar, na perspectiva docente. Aborda principalmente os fundamentos que sustentam a narrativa e o grupo de discussão como instrumentos de coleta de dados em pesquisas com processos analíticos indutivos, que se pautam pelos princípios da Teoria Fundamentada. As reflexões produzidas destacam que a complexidade dos objetos das ciências humanas exige a articulação criativa, com rigor e ética, de conhecimentos, desenhos metodológicos, instrumentos e processos analíticos interpretativos para compreender os fenômenos estudados.

Keywords : Pesquisa Qualitativa; Educação; Narrativa; Grupo de Discussão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )