SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número03Métodos de ensino na escola portuguesa: a Revista Escolar (1923-1926)Práticas docentes e processos de formação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

MOLINA, Rosane Kreusburg  y  MOLINA NETO, Vicente. Pesquisar a escola com narrativas docentes e grupo de discussão. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.03, pp.402-413. ISSN 1981-2582.

O artigo discute os aspectos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa em educação que sustentam experiências investigativas dos autores em estudos de impactos de políticas educacionais na dinâmica da organização escolar, na perspectiva docente. Aborda principalmente os fundamentos que sustentam a narrativa e o grupo de discussão como instrumentos de coleta de dados em pesquisas com processos analíticos indutivos, que se pautam pelos princípios da Teoria Fundamentada. As reflexões produzidas destacam que a complexidade dos objetos das ciências humanas exige a articulação criativa, com rigor e ética, de conhecimentos, desenhos metodológicos, instrumentos e processos analíticos interpretativos para compreender os fenômenos estudados.

Palabras clave : Pesquisa Qualitativa; Educação; Narrativa; Grupo de Discussão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )