SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue03Pesquisar a escola com narrativas docentes e grupo de discussãoPós-graduação e suas interlocuções com a educação básica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

GOMES, Suzana dos Santos. Práticas docentes e processos de formação. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.03, pp.414-423. ISSN 1981-2582.

Este artigo apresenta discussões sobre a prática docente e o processo de formação dos professores no cotidiano do trabalho escolar, a partir de uma investigação que objetivou compreender os processos formativos que se dão no cotidiano escolar. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de caso, de natureza qualitativa, em duas escolas bem-sucedidas da segunda fase do ensino fundamental, à época da pesquisa, envolvidas na construção do projeto de formação continuada. Como fonte de dados, considerou-se a observação dos espaços-tempos coletivos dos professores, entrevistas e análises de documentos. Os resultados obtidos revelaram que as situações do cotidiano escolar oferecem contextos favoráveis à promoção de processos de formação continuada. Os resultados sugeriram, também, maior investimento nas ações de formação continuada nos espaços-tempos do cotidiano escolar, a fim de que propostas docentes alternativas se efetivem na prática escolar.

Keywords : Prática Docente; Trabalho Coletivo; Formação Continuada; Ensino-Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )