SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número03Pesquisar a escola com narrativas docentes e grupo de discussãoPós-graduação e suas interlocuções com a educação básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

GOMES, Suzana dos Santos. Práticas docentes e processos de formação. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.03, pp.414-423. ISSN 1981-2582.

Este artigo apresenta discussões sobre a prática docente e o processo de formação dos professores no cotidiano do trabalho escolar, a partir de uma investigação que objetivou compreender os processos formativos que se dão no cotidiano escolar. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de caso, de natureza qualitativa, em duas escolas bem-sucedidas da segunda fase do ensino fundamental, à época da pesquisa, envolvidas na construção do projeto de formação continuada. Como fonte de dados, considerou-se a observação dos espaços-tempos coletivos dos professores, entrevistas e análises de documentos. Os resultados obtidos revelaram que as situações do cotidiano escolar oferecem contextos favoráveis à promoção de processos de formação continuada. Os resultados sugeriram, também, maior investimento nas ações de formação continuada nos espaços-tempos do cotidiano escolar, a fim de que propostas docentes alternativas se efetivem na prática escolar.

Palabras clave : Prática Docente; Trabalho Coletivo; Formação Continuada; Ensino-Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )