SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01É a educação um direito humano? Em busca de razões suficientes para se justificar o direito de formar-se como humano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

RAMOS, Aura Helena  y  FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. Currículo de educação em direitos humanos: sentidos em embates/articulações. Educação. Porto Alegre [online]. 2013, vol.36, n.01, pp.14-20. ISSN 1981-2582.

Este artigo analisa os diferentes sentidos que perpassam a discussão acerca da apropriação da temática dos direitos humanos no campo da educação, questionando a elaboração de políticas curriculares para a educação em direitos humanos. Problematiza a polissemia da educação em direitos humanos e a pretensa universalidade que marca direitos como humanos; a partir daí, argumenta que essa se dá como articulação da diferença e como enunciação cultural. Com balizamento nesse sentido, defende que a configuração pedagógica dos direitos humanos se dê a partir dessa negociação/articulação.

Palabras clave : Educação em Direitos Humanos; Negociação da Diferença; Hegemonia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )