Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação
versão On-line ISSN 1981-2582
Resumo
RAMOS, Aura Helena e FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. Currículo de educação em direitos humanos: sentidos em embates/articulações. Educação. Porto Alegre [online]. 2013, vol.36, n.01, pp.14-20. ISSN 1981-2582.
Este artigo analisa os diferentes sentidos que perpassam a discussão acerca da apropriação da temática dos direitos humanos no campo da educação, questionando a elaboração de políticas curriculares para a educação em direitos humanos. Problematiza a polissemia da educação em direitos humanos e a pretensa universalidade que marca direitos como humanos; a partir daí, argumenta que essa se dá como articulação da diferença e como enunciação cultural. Com balizamento nesse sentido, defende que a configuração pedagógica dos direitos humanos se dê a partir dessa negociação/articulação.
Palavras-chave : Educação em Direitos Humanos; Negociação da Diferença; Hegemonia.