SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01É a educação um direito humano? Em busca de razões suficientes para se justificar o direito de formar-se como humanoO lugar da educação para a cidadania no sistema educativo português: perspectivas de docentes de uma escola TEIP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

ESTEVAO, Carlos Alberto Vilar. Democracia política, democracia escolar e educação para os direitos humanos. Educação. Porto Alegre [online]. 2013, vol.36, n.01, pp.28-34. ISSN 1981-2582.

O autor parte de uma contextualização do actual estado da democracia política em muitos países ditos avançados e da astenia a que se assiste nessas democracias em termos de vivência dos direitos. A partir daqui, o autor investe na apresentação e análise de algumas concepções de democracia, com relevo para a deliberativa e a comunicativa e, também, para a democracia enquanto direitos humanos. Tendo como pano de fundo este enquadramento, o último ponto deste artigo debruça-se sobre a democracia escolar e linhas estruturantes de uma educação para os direitos humanos.

Palavras-chave : Direitos Humanos; Democracia como Direitos Humanos; Democracia Escolar; Educação para os Direitos Humanos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )