SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Democracia política, democracia escolar e educação para os direitos humanosAcerca de una educación para la paz, los derechos humanos y el desarme: desafío pedagógico de nuestro tempo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

LEITE, Carlinda; FERNANDES, Preciosa  e  SILVA, Sofia Marques da. O lugar da educação para a cidadania no sistema educativo português: perspectivas de docentes de uma escola TEIP. Educação. Porto Alegre [online]. 2013, vol.36, n.01, pp.35-43. ISSN 1981-2582.

Educar para a cidadania, ou no exercício ativo da cidadania, tem constituído recomendações que pretendem gerar efeitos nas políticas educacionais e com algum eco no currículo escolar. É tendo por referência um conceito de educação para a cidadania, que inclui o sentido que lhe é atribuído enquanto prática da vivência ativa e responsável dessa cidadania, e aqui clarificado, que neste texto se dá a conhecer o lugar que tem tido a educação para a cidadania nas políticas educativas em Portugal e, particularmente, num projeto educativo de uma escola que elege como um dos seus eixos de ação trabalhar para proporcionar aos alunos vivências de cidadania. Recorre-se a discursos e perceções de professores sobre os resultados finais do projeto. Nesse projeto, entre outros aspetos, constata-se que as ações orientadas para uma educação para a cidadania não se limitam às fronteiras das disciplinas e do espaço escolar mas, antes, se ampliam a situações de forte relação com os contextos de vida.

Palavras-chave : Educação; Cidadania; Currículo Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )