SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Educação em direitos humanos no Brasil: contexto, processo de desenvolvimento, conquistas e limitesAlianças entre o PNEDH e o ensino de história: concepções docentes sobre as relações entre educação e direitos humanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

CANDAU, Vera Maria Ferrão  e  SACAVINO, Susana Beatriz. Educação em direitos humanos e formação de educadores. Educação. Porto Alegre [online]. 2013, vol.36, n.01, pp.59-66. ISSN 1981-2582.

O discurso atual sobre Direitos Humanos está marcado pela ambivalência. Proclamados e negados constituem um referente considerado fundamental para a construção democrática. Cresce a convicção de que se eles não forem internalizados nas mentalidades individuais e coletivas não construiremos uma cultura dos Direitos Humanos na nossa sociedade. E, neste horizonte, os processos educacionais são fundamentais. O presente trabalho se situa na contexto da pesquisa “Educação em Direitos Humanos na América Latina e no Brasil: gênese histórica e realidade atual”. O nosso foco principal é nos diferentes significados da expressão educação em Direitos Humanos e nos desafios que apresenta para a formação de educadores. Defende a tese de que nesta perspectiva é imprescindível desenvolver processos que permitam articular diferentes dimensões, assim como utilizar estratégias pedagógicas participativas e de construção coletiva que favoreçam educar em Direitos Humanos.

Palavras-chave : Direitos Humanos; Educação em Direitos Humanos; Formação de Educadores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )