SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Alianças entre o PNEDH e o ensino de história: concepções docentes sobre as relações entre educação e direitos humanosFontes para história da educação brasileira: considerações acerca dos catecismos protestantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

BASSANI, Jaison José; RICHTER, Ana Cristina  e  . Corpo, educação, experiência: modernidade e técnica em Walter Benjamin. Educação. Porto Alegre [online]. 2013, vol.36, n.01, pp.77-87. ISSN 1981-2582.

No presente trabalho analisamos um conjunto de textos de Walter Benjamin, escritos, em sua maioria, em meados dos anos de 1930, buscando mostrar como o tema da técnica, em sua relação como o do corpo e com a educação dos sentidos, constitui chave de leitura importante para a compreensão da análise que o filósofo berlinense empreende da modernidade. Nesses textos transparecem as tentativas de entender as ambíguas transformações que preparam a alvorada do século XX, tendo como palco privilegiado as grandes metrópoles, com seus desafios e ritmos cada vez mais acelerados. A análise que Benjamin empreende dos processos de tecnificação dos gestos e dos sentidos, produzidos pelo ritmo da produção industrial, pelo avanço da tecnologia e pela complexificação urbana das grandes cidades, está diretamente relacionada com o impacto que tais processos têm sobre a estruturação de uma nova forma social de percepção e sensibilidade, vale dizer, sobre a produção de uma subjetividade.

Palavras-chave : Walter Benjamin; Técnica; Corpo; Subjetividade; Experiência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )