SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Corpo, educação, experiência: modernidade e técnica em Walter BenjaminO disciplinamento do espírito: uma análise dos ritos de instituição no romance O Ateneu índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do; FELDENS, Dinamara Garcia  e  ALMEIDA, Mirianne Santos de. Fontes para história da educação brasileira: considerações acerca dos catecismos protestantes. Educação. Porto Alegre [online]. 2013, vol.36, n.01, pp.88-95. ISSN 1981-2582.

Ancorado nos pressupostos da história cultural, o presente texto versa sobre um tipo de impresso protestante: o catecismo. Com vistas a analisar a materialidade e evidenciar os valores difundidos nos impressos, elegemos como objeto de análise os catecismos, a saber: Breve catechismo (1892), O breve catecismo (1927) e Cartilha com estampas (s.d.). O aporte teórico está pautado em Robert Darnton (1990), Roger Chartier (1998) e Carlo Ginzburg (1979), os quais discorrem acerca da circulação de impressos, das práticas de leitura e do conceito de circularidade cultural. Os catecismos protestantes foram utilizados como instrumentos pedagógicos pelos presbiterianos norte-americanos no Brasil dos oitocentos e funcionaram como um instrumento prescritivo de inculcação de hábitos e valores que deveriam ser externados através de atitudes e comportamentos, demonstrando o caráter cristão.

Palavras-chave : Catecismo Protestante; História da Educação; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )