SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Fontes para história da educação brasileira: considerações acerca dos catecismos protestantesTeoria literária e o ensino da literatura: impasses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SANTOS, Tiago Ribeiro  e  MARCHI, Rita de Cássia. O disciplinamento do espírito: uma análise dos ritos de instituição no romance O Ateneu. Educação. Porto Alegre [online]. 2013, vol.36, n.01, pp.96-106. ISSN 1981-2582.

Este trabalho analisa os ritos de instituição como mecanismos disciplinares presentes em O Ateneu, romance do escritor brasileiro Raul Pompeia publicado em 1888, que retrata um colégio interno da época. Compreende-se que a produção e a reprodução do ideal disciplinar no colégio se apoiam em cerimônias, ritos e solenidades inerentes a interesses educacionais e políticos amplamente compartilhados. Os ritos analisados são relativos aos exames aos quais são submetidos os internos, à divulgação das notas dos exames e do comportamento dos internos por meio do “livro das notas” e as cerimônias do “Grêmio Literário Amor ao Saber”. Conclui-se que os ritos de instituição no colégio acionam ideais disciplinares tão mais implícitos à medida que contam com o sentido solene que a magia dos ritos produz.

Palavras-chave : Ritos de Instituição; Disciplina; Romance.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )