SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01O disciplinamento do espírito: uma análise dos ritos de instituição no romance O AteneuAs contribuições da hermenêutica de Gadamer para a formação de professors índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

CECHINEL, André. Teoria literária e o ensino da literatura: impasses. Educação. Porto Alegre [online]. 2013, vol.36, n.01, pp.107-114. ISSN 1981-2582.

Este ensaio discute de que modo a teoria literária compreendeu as noções de autor, leitor e texto durante o século XX, verificando como as diferentes respostas oferecidas às três categorias geram alguns impasses no que diz respeito ao ensino de literatura em sala de aula. Nesse sentido, a fim de demonstrar o vínculo entre as concepções teóricas e a prática didática do professor, o ensaio parte de três questões fundamentais: “quem é o autor?”, “quem é o leitor?” e “quais as fronteiras do texto?”. As noções de autor, leitor e texto, em vez de metafísicas, constituem antes pressupostos teóricos cuja compreensão, sempre variada, determina o tratamento conferido ao objeto literário em sala de aula.

Palavras-chave : Literatura; Teoria Literária; Leitura; Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )