SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Teoria literária e o ensino da literatura: impassesTempos e espaços da docência feminina: representações sobre professoras da educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

ROZEK, Marlene. As contribuições da hermenêutica de Gadamer para a formação de professors. Educação. Porto Alegre [online]. 2013, vol.36, n.01, pp.115-120. ISSN 1981-2582.

Este artigo propõe-se a analisar as ideias de Hans-Georg Gadamer e suas contribuições para o estudo da formação docente. A perspectiva hermenêutica na compreensão da docência mostra-se relevante, pois permite a construção de horizontes interpretativos acerca de si mesmo e do outro, bem como o esclarecimento necessário sobre a produção de sentidos acerca do ser professor e do ato de educar. No campo educativo, entende-se que a formação docente pode ser pensada como uma relação hermenêutica, logo, uma relação de produção de sentidos e, desta forma, a formação de professores, como prática que compreende e interpreta, desvenda e produz sentido, estaria contribuindo para a ampliação do horizonte compreensivo acerca das relações que se estabelecem na relação pedagógica.

Palavras-chave : Formação Docente; Hermenêutica Filosófica; Relação Professor-Aluno; Diálogo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )