SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01As contribuições da hermenêutica de Gadamer para a formação de professors índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

VENZKE, Lourdes Helena Dummer  e  FELIPE, Jane. Tempos e espaços da docência feminina: representações sobre professoras da educação infantil. Educação. Porto Alegre [online]. 2013, vol.36, n.01, pp.121-130. ISSN 1981-2582.

Este trabalho problematiza as representações sobre professoras da educação infantil na cidade de Pelotas/RS, entre as décadas de 1940 e 1960, expressas nos documentos das primeiras instituições privadas ou públicas que abriram espaço para o atendimento de crianças pequenas. Nas fontes documentais pesquisadas, as representações de professora estão atreladas ao discurso religioso (católico), ao serem ressaltadas a vocação e a missão dessa profissional. Dentre as representações, destacamos os diferentes modos de ser professora: alguém que deve corrigir os “defeitos” da criança e de sua família, educadora sanitária e fada bondosa. Ao mesmo tempo que se pensa na educadora infantil como algo inerente ao feminino, exige-se dela uma profissionalização crescente. Tais representações se entrecruzam e se misturam umas às outras, exercendo um importante papel para o governo das professoras, das crianças e de suas famílias, estabelecendo, de algum modo, a indissociabilidade entre magistério e maternidade.

Palavras-chave : Docência; Representações Sobre Professoras; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )