SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número02Governamentalização do Estado, movimentos LGBT e escola: capturas e resistênciasInclusão, biopolítica e educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

AQUINO, Julio Groppa. Pedagogização do pedagógico: sobre o jogo do expert no governamento docente. Educação. Porto Alegre [online]. 2013, vol.36, n.02, pp.201-209. ISSN 1981-2582.

O artigo objetiva colocar em causa a razão imanente entre as práticas educacionais atuais e o âmbito da governamentalidade, por meio da problematização dos processos de pedagogização aí levados a cabo. Mais especificamente, visa analisar o jogo do expert como modalidade privilegiada do governamento docente na atualidade. Para tanto, toma como objeto empírico entrevistas concedidas por especialistas à revista Nova Escola entre 2005 e 2009. A discussão indica uma espécie de saturação pedagogizante do campo escolar, sempre com vistas a um (auto)governamento flexível, porém obstinado, das condutas docentes, operando a reboque da autoridade indefectível do expert, da lógica da desqualificação/requalificação profissional e da apologia da formação permanente, as quais, somadas, redundarão numa acirrada pedagogização do pedagógico.

Palavras-chave : Governamentalidade; Processos de Pedagogização; Expertise Pedagógica; Nova Escola; Michel Foucault.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )