SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número02Pedagogização do pedagógico: sobre o jogo do expert no governamento docenteLa lectura en Paulo Freire y la competencia lectora de PISA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

LOPES, Maura Corcini  e  RECH, Tatiana Luiza. Inclusão, biopolítica e educação. Educação. Porto Alegre [online]. 2013, vol.36, n.02, pp.210-219. ISSN 1981-2582.

Este artigo problematiza as condições que contribuíram para que a inclusão educacional tenha se configurado como uma questão social e econômica relevante. Entendendo a inclusão como um conjunto de práticas (bio)políticas que visam normalizar as condições de vida, acessos e fluxos no interior da população, examinam-se as principais políticas públicas de inclusão escolar no Brasil, a partir de leis e programas criados e divulgados durante os governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e de Luiz Inácio Lula da Silva (2002-2010). Argumenta-se que conhecer minimamente os deslocamentos do conceito de biopolítica é uma condição fundamental para compreender melhor as atuais práticas e políticas de inclusão, bem como os significados possíveis conferidos a essa palavra.

Palavras-chave : Inclusão; Educação; Biopolítica; Políticas Governamentais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )