SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número02La lectura en Paulo Freire y la competencia lectora de PISAA escola que avalia e que é avaliada: o papel da escola na construção de um mundo humano comum índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Ensino e aprendizagem na sociedade do entretenimento: desafios para a formação docente. Educação. Porto Alegre [online]. 2013, vol.36, n.02, pp.232-239. ISSN 1981-2582.

Este artigo tem como objetivo discutir e problematizar a aprendizagem dos jovens na sociedade do entretenimento, bem como analisar os possíveis desafios para a formação docente em uma sociedade mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). A centralidade do lazer e do entretenimento na vida contemporânea reconfigura as estratégias de ensino e aprendizagem escolares. Entretanto, a escola, por ser lugar de tradição e de aprendizagem sistematizada, encontra dificuldades para enfrentar este problema, já que existem obstáculos para a formação superior inicial de professores, em uma perspectiva de incorporação de diferentes linguagens midiáticas neste processo. Por fim, o texto procura explorar caminhos possíveis para estas práticas formativas, sob o risco de sua ausência aumentar a fragilidade da escola frente às transformações oriundas das TDIC.

Palavras-chave : Ensino; Aprendizagem; Formação de Professores; Tecnologias de Informação e Comunicação; Lazer e Entretenimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )