SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03Inscrições do contemporâneo em narrativas audiovisuais: simultaneidade e ambivalência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

CSORDAS, Thomas. Fenomenologia cultural corporeidade: agência, diferença sexual, e doença. Educação. Porto Alegre [online]. 2013, vol.36, n.03, pp.292-305. ISSN 1981-2582.

O artigo apresenta a noção de corporeidade, relacionando-a as dimensões da agência, da diferença sexual e do adoecimento. O autor parte da antropologia fenomenológica para realizar o que denomina de uma fenomenologia cultural do Self. Contrasta uma noção de corpo enquanto objeto material à corporeidade como carne compartilhada, mutuamente implicada e nunca completamente anônima que ressignifica o corpo como fonte da existência e local da experiência no mundo. O artigo constrói um esquema das relações corpo-mundo e suas implicações para o conceito de corporeidade. Para isto articula a noção de agência desde Merleau-Ponty, Bourdieu e Foucault; a diferença sexual desde as teorias feministas em Luce Irigaray, Julia Kristeva e Maxine Sheets- Johnstone. Na seção final completa o esquema com uma discussão sobre três doenças - membro fantasma, fadiga crônica e doença ambiental - como ilustração de diferentes dinâmicas da corporeidade.

Palavras-chave : Corporeidade; Agência; Adoecimento; Antropologia Fenomenológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )