SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03Dialética da diferençaA educação em Nietzsche e o enfrentamento das totalidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

FARINON, Mauricio João. A educação e o desafio ético do plasmar linguístico. Educação. Porto Alegre [online]. 2013, vol.36, n.03, pp.332-343. ISSN 1981-2582.

O artigo discute a alteridade que se constitui em desafio e impulso para o ato educacional. Partindo de argumentos provindos de obras literárias de Antelme e Malroux, transitando para a base filosófica de Adorno e Gadamer, situar-se-á tanto o corpo quanto o espaço que este ocupa, como desencadeadores das reflexões sobre ética e sobre a constituição da subjetividade. A presença do outro ser humano passa a se constituir em impulso para as considerações sobre o ato educativo, defendido aqui como o espaço do plasmar da linguagem, o qual exige que se rompa com a dinâmica de individualização, assumindo a necessidade de constituição de células de humanidade. Nesse sentido, a urgência para as instituições de ensino está em desenvolver a capacidade moral de estabelecer vínculos e, a partir do reconhecimento do local ocupado e do reconhecimento do próprio corpo que ocupa tal lugar, constituir a subjetividade e a própria intersubjetividade. Isso aponta para a preocupação, além de com o próprio conhecimento, com o cuidado de si e cuidado do outro.

Palavras-chave : Plasmar Linguístico; Educação; Ética; Estética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )