SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03A educação e o desafio ético do plasmar linguísticoPráticas de alfabetização com o método Yo, sí puedo em assentamento do MST índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

HARDT, Lúcia Schneider. A educação em Nietzsche e o enfrentamento das totalidades. Educação. Porto Alegre [online]. 2013, vol.36, n.03, pp.344-351. ISSN 1981-2582.

O texto intenta investigar a categoria do “todo” no campo da educação como um conceito a ser compreendido em Nietzsche. Esse todo, no caso da educação, implica enfrentar o otimismo pedagógico que está ligado a uma supervalorização da proteção, do cuidado, do psicologismo e de processos compensatórios. Qualquer que seja a metanarrativa pedagógica, fica presente um pensamento dicotômico que sobrevive definindo opostos e estabelecendo procedimentos para abrigar uma verdade compreendida como a mais adequada. Trata-se de uma racionalidade comprometida com a redenção e o idealismo. Nega a dimensão estético-trágica do conhecimento e dos processos formativos quando absolutiza uma perspectiva e um itinerário de aprendizagem. O artigo, por meio de um teórico polêmico, visa a problematizar esta abordagem trazendo elementos para pensar a formação considerando outras variáveis tais como o rigor, a excelência, a aridez dos processos, a peleja.

Palavras-chave : Educação; Otimismo Pedagógico; Totalidades; Formação; Dimensão Estético-Trágica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )