SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03A educação em Nietzsche e o enfrentamento das totalidadesOlhando o presente a partir do futuro: a pedagogia do cinema de ficção científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes  e  MAZILHAO FILHO, Ageu. Práticas de alfabetização com o método Yo, sí puedo em assentamento do MST. Educação. Porto Alegre [online]. 2013, vol.36, n.03, pp.352-362. ISSN 1981-2582.

Este texto visa apresentar uma análise acerca do uso do método Yo, sí puedo de alfabetização num assentamento do MST. Os dados são analisados com base nos novos estudos sobre letramento que vêm contribuir para uma ressignificação do conceito de alfabetização. A metodologia é de natureza etnográfica, inspirada nos novos estudos sobre letramento. Ao tratarmos do “Sim, eu posso”, com foco na atuação do monitor da turma, concluímos que a sua mediação aponta uma prática de alfabetização a partir do que os novos estudos sobre letramento indicam sobre a escrita. Letramento como prática social, apesar de não contemplado no material do Sim Eu Posso, pôde concretizar-se no fato de os alunos perceberem a escrita como objeto social e cultural.

Palavras-chave : MST; Alfabetização; Método Sim Eu Posso; Letramento; Etnografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )