SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue03Profesión académica en educación. Entre el compromiso, la política y la ciencia (1973-1976)A gestão de cursos de graduação a distância e o fenômeno da evasão author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

CUNHA, Renata Cristina Oliveira Barrichelo  and  OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento. O trabalho coletivo na escola: o projeto político-pedagógico como pauta de formação. Educação. Porto Alegre [online]. 2013, vol.36, n.03, pp.402-411. ISSN 1981-2582.

O artigo problematiza a formação de professores centrada na escola assumindo as atividades de trabalho pedagógico coletivo (ATPC) como instâncias de produção e aprofundamento do projeto político-pedagógico (PPP). Os dados foram produzidos no diálogo com as equipes gestoras de quatro unidades de ensino de uma rede pública municipal do interior do Estado de São Paulo no contexto de um projeto de pesquisa e de formação continuada. As análises das comunicações eletrônicas trocadas entre as equipes gestoras e pesquisadoras, bem como as reflexões escritas das professoras coordenadoras evidenciaram o esforço de garantir a participação de todos os profissionais da escola em torno da discussão do PPP através de estratégias diversificadas de trabalho coletivo e também a falta de condições de trabalho que sustentem e contribuam com a articulação de todos os membros das escolas.

Keywords : Formação de Professores; Formação Centrada na Escola; Trabalho Docente Coletivo; Projeto Político- Pedagógico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )