SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03Profesión académica en educación. Entre el compromiso, la política y la ciencia (1973-1976)A gestão de cursos de graduação a distância e o fenômeno da evasão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

CUNHA, Renata Cristina Oliveira Barrichelo  e  OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento. O trabalho coletivo na escola: o projeto político-pedagógico como pauta de formação. Educação. Porto Alegre [online]. 2013, vol.36, n.03, pp.402-411. ISSN 1981-2582.

O artigo problematiza a formação de professores centrada na escola assumindo as atividades de trabalho pedagógico coletivo (ATPC) como instâncias de produção e aprofundamento do projeto político-pedagógico (PPP). Os dados foram produzidos no diálogo com as equipes gestoras de quatro unidades de ensino de uma rede pública municipal do interior do Estado de São Paulo no contexto de um projeto de pesquisa e de formação continuada. As análises das comunicações eletrônicas trocadas entre as equipes gestoras e pesquisadoras, bem como as reflexões escritas das professoras coordenadoras evidenciaram o esforço de garantir a participação de todos os profissionais da escola em torno da discussão do PPP através de estratégias diversificadas de trabalho coletivo e também a falta de condições de trabalho que sustentem e contribuam com a articulação de todos os membros das escolas.

Palavras-chave : Formação de Professores; Formação Centrada na Escola; Trabalho Docente Coletivo; Projeto Político- Pedagógico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )