SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03O trabalho coletivo na escola: o projeto político-pedagógico como pauta de formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

DAUDT, Sônia Isabel Dondonis  e  BEHAR, Patricia Alejandra. A gestão de cursos de graduação a distância e o fenômeno da evasão. Educação. Porto Alegre [online]. 2013, vol.36, n.03, pp.412-421. ISSN 1981-2582.

Este artigo traz considerações a respeito dos aspectos envolvidos na gestão de cursos de graduação a distância. Apresenta um estudo bibliográfico que mostra características e fatores envolvidos na gestão de cursos a distância em universidades brasileiras e o fenômeno da evasão, neste contexto. As formas de acesso e permanência dos alunos em cursos desta modalidade têm-se mostrado um grande desafio para os pesquisadores e gestores das Instituições de Ensino Superior (IES). O artigo discute dimensões importantes a considerar na gestão dos cursos, quando se busca enfrentar a evasão universitária em cursos on-line, um dos fenômenos que mais atinge, preocupa e desafia essa modalidade de ensino. Conclui pela relevância da comunicação afetiva entre estudantes, professores e tutores.

Palavras-chave : Ensino Superior; Educação a Distância; Gestão Universitária; Evasão Universitária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )