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vol.37 issue01Globalização, aprendizagem e trabalho docente: análise das culturas de performatividade author indexsubject indexarticles search
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Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

GIROUX, Henry A.. Punição da juventude e violência distópica: um desafio para professores na era do neoliberalismo globalizado. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.01, pp.14-23. ISSN 1981-2582.

Com a ascensão do fundamentalismo de mercado e o consequente colapso econômico e financeiro, a juventude de minorias pobres não são mais vistos como um investimento social, mas cada vez mais interpretados como um problema e um ônus social. Apanhados num poderoso complexo de controle de crime, a juventude é vista cada vez mais como mercadoria ou se vê submetida aos ditames de um sistema de justiça criminal em constante expansão. Ao ver seus protestos e reivindicações de educação de qualidade e a democracia radical como uma ameaça à ordem social, os jovens estão enfrentando crescentes níveis de violência de estado. O ataque à educação pública é um dos ataques mais perigosos lançados pelas forças da globalização e precisa ser desafiado pelos educadores públicos e a juventude.

Keywords : Educação Pública; Violência; Juventude; Esperança Educada; Complexo de Controle de Crime.

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