SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número01Globalização, aprendizagem e trabalho docente: análise das culturas de performatividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

GIROUX, Henry A.. Punição da juventude e violência distópica: um desafio para professores na era do neoliberalismo globalizado. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.01, pp.14-23. ISSN 1981-2582.

Com a ascensão do fundamentalismo de mercado e o consequente colapso econômico e financeiro, a juventude de minorias pobres não são mais vistos como um investimento social, mas cada vez mais interpretados como um problema e um ônus social. Apanhados num poderoso complexo de controle de crime, a juventude é vista cada vez mais como mercadoria ou se vê submetida aos ditames de um sistema de justiça criminal em constante expansão. Ao ver seus protestos e reivindicações de educação de qualidade e a democracia radical como uma ameaça à ordem social, os jovens estão enfrentando crescentes níveis de violência de estado. O ataque à educação pública é um dos ataques mais perigosos lançados pelas forças da globalização e precisa ser desafiado pelos educadores públicos e a juventude.

Palavras-chave : Educação Pública; Violência; Juventude; Esperança Educada; Complexo de Controle de Crime.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )