SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número01Punição da juventude e violência distópica: um desafio para professores na era do neoliberalismo globalizadoSer professor/a hoje: novos confrontos entre saberes, culturas e práticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

PACHECO, José A.  e  PESTANA, Tânia. Globalização, aprendizagem e trabalho docente: análise das culturas de performatividade. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.01, pp.24-32. ISSN 1981-2582.

Nos modelos de regulação transnacional e supranacional, as políticas de partilha de conhecimento definem não só processos de regulação cognitiva, em que a mudança se impõe pela via conceitual, mas também práticas de avaliação centradas nos testes, no quadro de uma avaliação externa das instituições, dos professores e dos alunos. Aceitando-se como válida a asserção de que as escolas, em geral, e a educação básica, em particular, são confrontadas com um modelo pós-burocrático de gestão, indutor de estandardização de resultados, o artigo contém uma análise, por um lado, de que modo as políticas educativas, moldadas pela globalização, reforçam uma abordagem centrada nos testes, e por outro, em que sentido essa mesma abordagem introduz alterações significativas na aprendizagem discente e no trabalho docente. Finalmente, conclui-se que a globalização interessa as políticas de educação na forma de políticas viajantes, definindo processos e práticas de avaliação que conduzem à performatividade das aprendizagens e à desqualificação docente.

Palavras-chave : Globalização; Aprendizagem; Trabalho Docente; Testes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )