SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número01Globalização, aprendizagem e trabalho docente: análise das culturas de performatividadeCinema e juventude: uma discussão sobre ética das imagens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Ser professor/a hoje: novos confrontos entre saberes, culturas e práticas. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.01, pp.33-41. ISSN 1981-2582.

Nos últimos anos tem sido intensa entre nós a discussão sobre a construção da identidade profissional dos professores e os componentes do trabalho docente, assim como sobre as questões relativas à formação tanto inicial como continuada dos educadores e educadoras. Os professores estão em evidência e no centro das controvérsias sobre a problemática atual educação brasileira. Este artigo tem como foco analisar alguns desafios que os professores e o trabalho docente estão chamados a enfrentar na perspectiva da exigência de ressignificação da escola na contemporaneidade. Parte da crise atual da educação escolar para discutir as relações entre culturas, multiculturalismos e educação na sociedade atual. Assume a importância da interculturalidade e apresenta algumas implicações desta perspectiva para o cotidiano escolar e a formação de professores. Está produzido no contexto das pesquisas que vimos realizando através do Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Cultura/s (GECEC, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio), com o apoio do CNPq.

Palavras-chave : Identidade Profissional; Formação Docente; Interculturalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )