SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número01Ser professor/a hoje: novos confrontos entre saberes, culturas e práticasDocência e práticas catalisadoras: possibilidades entre as influências das mídias digitais e valores humano-sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Cinema e juventude: uma discussão sobre ética das imagens. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.01, pp.42-51. ISSN 1981-2582.

O artigo discute dados de pesquisa recente com jovens estudantes de cursos de Pedagogia, a respeito da sua relação com narrativas da TV, da internet e especialmente do cinema. No tratamento dos dados, debatemos o conceito de imagem, com o objetivo de introduzir nessa discussão a relevante perspectiva do olhar do espectador, dos jogos de olhar que se dão no espaço da cultura, e também dos discursos que circulam, como uma espécie particular de mediação, numa determinada formação social. Com base em Foucault, Didi-Huberman, Badiou e Ismail Xavier, entre outros, e com o recurso a exemplos de narrativas cinematográficas, enfatizamos a “presença ausente” das imagens, uma vez que estas, diferente do que se diz no senso comum, não se apresentam a nós como transparência (pelo contrário, elas sempre carregam forte carga de opacidade). Entendemos que isso tem consequências importantes, dos pontos de vista ético e estético, para a formação docente.

Palavras-chave : Cinema; Imagem; Formação Docente; Formação Ético-Estética.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )