SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número01Tecnologias digitais e formação continuada de professoresMudança organizacional em sistemas educacionais: uma compreensão à luz da análise de redes sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

MARIN, Alda Junqueira. A produção da desigualdade na escolarização: aspectos da vida contemporânea e o trabalho pedagógico. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.01, pp.72-78. ISSN 1981-2582.

Neste artigo são examinados alguns dados de pesquisa pela perspectiva da meta-análise. Focaliza-se o início do ensino fundamental quer pelo trabalho pedagógico realizado em diferentes âmbitos da escola quer por problemas na formação de professores para atuar nessas séries. Estabelece-se relação com um dos temas contemporâneos mais candentes da vida e educação brasileiras: o domínio da leitura e da escrita. São realçados aspectos das ações desses âmbitos que colaboram com a produção/reprodução de desigualdades sociais, este um tema social histórico. Aponta-se, ao final, a relevância da crítica e a necessidade da divulgação para os formadores de professores e formandos em cursos iniciais ou de educação continuada.

Palavras-chave : Séries Iniciais do Ensino Fundamental; Formação de Professores; Escolarização; Produção de Desigualdades; Leitura e Escrita.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )