SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número01A produção da desigualdade na escolarização: aspectos da vida contemporânea e o trabalho pedagógicoProcessos avaliativos e/na educação matemática: um estudo sobre o Programa Escola Ativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

TEIXEIRA, Janssen Edelweiss Nunes Fernandes  e  VERHINE, Robert Evan. Mudança organizacional em sistemas educacionais: uma compreensão à luz da análise de redes sociais. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.01, pp.81-91. ISSN 1981-2582.

O presente estudo insere-se no campo de conhecimento das políticas públicas, considerando a implementação de políticas de cunho descentralizador orientadas para a melhoria da qualidade da educação, como um processo de mudança organizacional em sistemas educacionais. O objetivo geral é analisar as interferências das redes sociais de comunicação entre líderes das Diretorias Regionais de Educação, com sedes em Caetité e Brumado, Bahia, e dirigentes das escolas públicas estaduais, localizadas nessas cidades, nos processos de mudança organizacional observados nessas escolas. A metodologia utilizada para o alcance desse objetivo incluiu a aplicação de um instrumento para coleta de dados primários, envolvendo redes sociais compostas por 41 atores, além do tratamento e análise dos dados por meio dos softwares UCINET e NetDraw. A análise das estruturas das redes de comunicação investigadas sinaliza que existe uma tendência de facilitação do processo de mudança organizacional nas escolas públicas estaduais de Caetité, pela existência de redes sociais mais densas, centralizadas, conectadas e caracterizadas por relações mais intensas. Os dados revelam uma tendência de desenvolvimento de relações sociais para comunicação, em Caetité, que permitem o compartilhamento de experiências, além da discussão de possíveis estratégias para enfrentamento de diversos problemas que afetam a gestão escolar, o ensino e a aprendizagem.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Mudança Organizacional; Autonomia Escolar; Análise de Redes Sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )