SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número01Mudança organizacional em sistemas educacionais: uma compreensão à luz da análise de redes sociaisRelações sociais na educação infantil: olhar sobre o corpo e os sentimentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

WANDERER, Fernanda  e  KNIJNIK, Gelsa. Processos avaliativos e/na educação matemática: um estudo sobre o Programa Escola Ativa. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.01, pp.92-100. ISSN 1981-2582.

O artigo examina o Programa Escola Ativa (PEA), endereçado às escolas multisseriadas do campo do país, enfocando os processos avaliativos ali presentes, no que diz respeito à educação matemática. Os aportes teóricos que dão sustentação ao estudo encontram-se nas formulações de Michel Foucault, em especial as que dizem respeito às práticas disciplinares e às tecnologias do eu. O material de pesquisa está circunscrito aos documentos do PEA direcionados aos professores. O exercício analítico sobre esse material(realizado na perspectiva da análise do discurso foucaultiano),possibilitou concluir que, no PEA, a avaliação: a) é concebida como um mecanismo de disciplinamento dos corpos e dos saberes que opera em um continuum e está presente em todas as etapas da aprendizagem da matemática; b) atua sobre os sujeitos escolares mediante diferentes práticas avaliativas; c) na área da matemática, tem como um de seus eixos principais a análise do erro do aluno.

Palavras-chave : Educação Matemática; Processos Avaliativos; Programa Escola Ativa; Escolas Multisseriadas do Campo; Foucault.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )