SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número01Processos avaliativos e/na educação matemática: um estudo sobre o Programa Escola AtivaFormação escolar e perfil sociológico do corpo docente do Colégio Estadual Dias Velho (1950-1964) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

BUSS-SIMAO, Márcia. Relações sociais na educação infantil: olhar sobre o corpo e os sentimentos. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.01, pp.101-109. ISSN 1981-2582.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa em que as análises das relações sociais entre crianças pequenas num contexto de educação infantil evidenciam a centralidade da dimensão corporal em suas ações e relações. Nas análises, o modo como as crianças se colocam espacialmente em relação às outras torna evidente a centralidade do corpo, do toque, do tato, do afeto e da proximidade nas relações que elas estabelecem entre si e com os adultos. As crianças apontam uma forma particular de se relacionar corporal e fisicamente com seus pares e com o mundo, tocando e se aproximando de seus pares e também dos adultos, indicando que a dimensão corporal, enquanto mediadora das relações, envolve também elementos sensoriais e emocionais. As crianças, nas suas ações, enunciam ainda uma relação com o corpo como experiência que se encontra vinculado ao mundo social e material. Isso permite supor que, para as crianças, a partir de suas perspectivas, seus mundos e elas mesmas não são separados e elas não se veem por partes nem separadas de suas experiências, de seus processos, acontecimentos e espaços, com os quais estão envolvidas.

Palavras-chave : Educação Infantil; Relações Sociais; Dimensão Corporal; Perspectiva das Crianças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )